sábado, 8 de setembro de 2012

O segmento de moda Plus Size é cada vez mais valorizado e reconhecido como um mercado em ascensão no Brasil e no mundo. Ao contrário daqui, nos EUA e na Europa o mercado é próspero, pois há um investimento a algum tempo, encontramos lojas exclusivas, além de outras que possuem grades de tamanho até as numerações maiores. Podemos observar nas capas de revistas, até na Vogue, a revista feminina de moda mais importante, conceituada e influente do mundo fashion: modelos plus size estampando suas capas!

Revista Vogue Itália

Aqui no Brasil, as lojas demoraram um pouco a entender que existem mulheres fora do “padrão”, mas que são vaidosas e querem se sentir belas e não querem mais usar somente vestidos grandões, normalmente pretos, camisões ou legging. Prova disso, principalmente no início da década, foi o crescimento de lojas exclusivas para as gordinhas com roupas do tamanho 42 ao 56, outras até com tamanhos maiores. Hoje, os empresários do setor perceberam que existe um enorme demanda, para a compra de roupas de maior modelagem, de mulheres que buscam roupas de qualidade, com cortes atuais e em tamanho maiores, bem diferentes das peças GG que eram vendidas anteriormente, a maioria com cores apagadinhas e modelos extra folgados.

Ainda é complicado encontrar roupas com modelagem moderna, de tamanho acima de 46, mas há lojas que já estão de olho neste mercado e,  “correndo atrás” do lucro que os tamanhos maiores podem dar, até porque as mulheres que compram tamanhos maiores não são necessariamente as com excesso de peso. Elas muitas vezes, apenas não encontram roupas de acordo com suas formas, não podemos esquecer dos biótipos das brasileiras...

Há pouco tempo, aconteceu um grande lançamento da moda plus size em uma das maiores lojas de departamento do mundo, a C&A. Outras grifes famosas também já aderiram o vestuário plus size em suas coleções, uma delas é a Duloren Lingerie, que tem a modelo Jessica Dür (G+ Models) como representante GG. Com isso, a população “mais cheinha” (que é a maioria do mercado consumidor)  ganhou mais uma opção, com roupas mais acessíveis, baratas e acima de tudo elegantes.

Foto campanha da Duloren com Jéssica Dür (G+ Models)

A ideia da agencia G+ Models não é fazer uma "apologia à obesidade", mas valorizar a beleza das formas femininas, as curvas das mulheres brasileiras e elevar a autoestima daquelas que até pouco tempo não viam muitas opções na moda. Para nós, as mulheres mesmo fora do peso podem e devem ser bonitas, chiques e elegantes.

Texto: Ana Paula Holanda

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